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segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Empreendedoras da Mafalda Comunica afirmam: ser mulher não é um desafio no mundo dos negócios

Há um ano a frente da Mafalda Comunica, as meninas Ayala Melgaço – relações públicas e pós-graduada em produção em mídias sociais – e Natália Boaventura – jornalista e publicitária – já têm muito o que contar. Com apenas 26 anos, elas assumiram todos os riscos e delícias de empreender. Isso em um mundo no qual a pouca idade no corporativismo ainda é vista com desconfiança. E para elas, ser mulher não é considerado um desafio nos negócios.


Confira a entrevista e inspire-se com a histórias dessas mocinhas de sucesso:


Quando e por que decidiram se tornar donas do próprio negócio?
Na verdade, esse nunca foi o propósito de nenhuma das duas. Ayala trabalhava como freelancer e começou a ter uma demanda muito grande de clientes. Resolveu, então, abrir a própria agência especializada em mídias sociais em conjunto com Natália, que já trabalhava nessa área em outra empresa.

Contem de maneira breve a história da Mafalda.
Tudo começou quando Ayala estava em busca do primeiro emprego e, por estar com tempo livre, resolveu investir na parte de comunicação da marca de acessórios recém-lançada por sua família, Nãna Encantada. Ayala optou por focar na comunicação on-line e não poderia dar mais certo. Criou um blog e começou a se relacionar com outras blogueiras de moda de BH. Aos poucos, foi sendo chamada para vários eventos, feiras e a marca ia caindo no gosto popular. As artesãs já não sabiam mais como cumprir tamanha demanda. Foi aí que Ayala decidiu investir em um estudo mais especializado sobre a área de marketing digital e ingressou na pós-graduação. Em pouco tempo, as pessoas que viam seu trabalho para a Nãna Encantada começara a também pedir que ela fizesse o mesmo para outras empresas. As indicações foram surgindo, a clientela aumentando e ela sentiu que precisava dar um passo além: abrir o próprio negócio. Para isso, era necessário o auxílio de alguém competente e de confiança. Então, chamou Natália, que já possuía vasta experiência com mídias sociais por trabalhar nessa área em outra empresa, para ser sua sócia. Assim começou a Mafalda Comunica, que completou um ano no último dia 9 de novembro com 17 clientes. A agência é especializada em Gerenciamento de Mídias Sociais, mas também atua com produção de conteúdo.


E para o futuro, o que planejam conquistar com a empresa?
Se Deus quiser, e Ele tem nos ajudado muito até hoje, vamos conseguir conquistar cada vez mais clientes e fidelizá-los através de um bom trabalho. Também planejamos oferecer novos serviços ligados a outras vertentes da comunicação, explorando
sempre com um olhar bem criativo e peculiar. Um outro projeto futuro é o de promover eventos e cursos sobre a área de mídias sociais.


O que fazem para alcançar estes objetivos?
Chegamos onde estamos porque contamos com a parceria de outras empresas e outros profissionais que simpatizam com os valores e o modelo de negócio da Mafalda Comunica. É por isso que investimos no relacionamento com o mercado e acreditamos que esse compartilhamento de ideias e ideais é que faz surgir grandes projetos. Além disso, os profissionais integrantes da empresa estão sempre procurando se aprimorar no que fazem, estudando as novidades da área e trocando conhecimento.

O nome “Mafalda Comunica” de certa forma mostra que trata-se de uma empresa comandada por mulheres. Vocês pensaram nisso quando o escolheram?
Na verdade, o nome surgiu por um acidente, em uma conversa despretensiosa entre amigas. Durante um brainstorm, Natália queria sugerir Matilde, mas, talvez pelo destino, acabou dizendo, por engano, Mafalda. O nome se encaixou perfeitamente na nossa ideia inicial, de que o nome fosse feminino, afinal, tudo na Mafalda Comunica tem a nossa essência, nosso toque. Além de ser sonoro, o nome refletiu também nossa personalidade, já que a personagem Mafalda, do Quino, nossa grande inspiração, é questionadora, revolucionária e criativa. O Comunica veio porque queríamos justamente fugir do comum que o termo “comunicação” traz. O verbo comunica abre espaço para outras interpretações, não menos comprometidas, mas com a descontração que é necessária e inerente ao nosso trabalho.

Existe alguma dificuldade no empreendedorismo enfrentada pelas mulheres?
Acreditamos que, na verdade, a dificuldade está em empreender, independente do sexo. O sistema de tributação das empresas no Brasil não ajuda muito o empreendedor. Tem sofrido modificações, mas ainda impõe muitas dificuldades para quem quer abrir um negócio. Além disso, tivemos dificuldade pela idade e por diversas vezes, acharem que somos mais novas do que realmente somos. Mas, tudo isso é contornado com muito suor, muita batalha e, quando temos a oportunidade de mostrar nosso trabalho, tudo fica mais fácil.

Qual a diferença que as mulheres podem fazer a frente das empresas?
Não defendemos a luta dos gêneros, mas acreditamos que as mulheres têm o equilíbrio entre a firmeza e a doçura, necessárias a qualquer empreendimento. Na verdade, é preciso lidar com pessoas. Negócios são feitos por pessoas e para pessoas.

Qual(is) mulher(es) empreendedora(s) inspiram vocês? Por quê?
A tia Nãna, sem dúvida, é a maior inspiração, não pelo empreendedorismo, mas pela força que demonstrou durante toda sua vida. Fomos inspiradas também pelas mulheres que, por uma enorme felicidade, são também nossas parceiras, que integram o Negócio de Mulher e aAutêntica Moda e Consultoria. Natália também tem grande inspiração na Cilene Impelizieri, sua ex-chefe, que lhe ensinou a se impor e ser grande sem perder a doçura.

Qual o conselho dariam para as mulheres que planejam empreender?
Não se apeguem aos mil motivos que todas temos para postergar um sonho. A vida de uma mulher sempre será permeada por inúmeras tarefas e sempre criarão muitas expectativas e cobranças sobre nós. Mas, a vontade de empreender, de colher os frutos de todo nosso sacrifício, sempre será maior. Não é clichê: não desistam!

Sobre a entrevista:

Produzida original para a plataforma de empreendedorismo e inovação TransforME. Chegou a 100 recomendações no facebook!
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