Páginas

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Confraria Brasil-Portugal: amor pela cultura lusitana contagia (todo) mundo

Eu havia acabado de voltar para Divinópolis. À trabalho, fui à Confraria Brasil-Portugal, grupo que se reúne toda segunda quarta-feira do mês para falar sobre literatura e cultura lusitana. Era para ser só um compromisso profissional, porém foi bem mais que isso.

Mal cheguei e já me senti em casa. Talvez tenha sido o chá com rosca e o licor servidos gentilmente pelo grupo; ou quem sabe a poesia, as curiosidades sobre Santo Antônio e a Terrinha. Foi um pouco de tudo isso. Mas o que me conquistou mesmo foi o amor com o qual a Confraria Brasil-Portugal conduz os encontros. Não tenho nem como descrever a amabilidade dos confreires e confrades luso-brasileiros. E esse amor me contagiou desde o primeiro dia. Assim, tenho destino certo na segunda quarta-feira do mês.

As reuniões de descendentes e ou amantes de Portugal que moram em Divinópolis já é sensacional e continuaria se o Grupo só realizasse estes deliciosos encontros. Entretanto, a Confraria é mais grandiosa, conquistou membros em outros estados do Brasil, no Canadá, Suíça, Portugal, Espanha e nos Estados Unidos. Além disso, quando a Confraria realiza uma ação, há uma repercussão tanto nacional quanto internacional. O concurso de prosa e poesia realizado em 2011, por exemplo, foi divulgado em 24 sites, entre brasileiros e de outros países. O trabalho é tão legal que existe o Dia Municipal da Confraria, instituído por uma lei local.

Estou com uma vontade louca de ir para Portugal para ver de perto tudo o que já é trazido para mim pela Confraria. Porém, antes de embarcar tenho que juntar uns bons euros. Enquanto poupo, continuarei essa excelente viagem com os meus amigos confreires.

Mais informações:

Escrevi um texto no Blog DIVerdade com informações detalhadas sobre a Confraria - como se tornar um confreire, quando e onde são realizados os encontros, etc. Confira!

Nenhum comentário: