Páginas

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Maxxi cuidado com os dentes

Texto meu com edição de Luana Oliveira publicado na revista Amae Educando. 


Maxxi cuidado com os dentes



Escola da região metropolitana de Belo Horizonte desenvolve trabalho de saúde bucal desde o berçário


Escova de dente. Um item básico de higiene que todos deveriam ter. No entanto, não é bem assim. Segundo um levantamento do Ministério da Saúde, 58% da população brasileira não têm acesso adequado a esse artigo. Isso inclui pessoas que consumiram o produto de forma esporádica ou inadequada. O índice se refere ainda ao uso da mesma escova por um período muito prolongado, e também brasileiros sem acesso algum.

E não é preciso ir muito longe para ver pessoas com esse problema. A dentista Samantha Moraes dos Reis, responsável pela saúde bucal da escola Pé de Moleque Maxxi Educacional, conta que adotou uma criança em Lagoa Santa, região metropolitana de Belo Horizonte, para fazer todo o tratamento dentário dela e no final a presenteou com uma escova. Tempos depois, ela disse ao garoto que já estava no momento de trocá-la. “O menino disse que precisava mesmo, pois a escovinha estava bem gasta, já que todos da família usavam a dele”, diz a dentista.

Escova e creme dental, um presente mais que simbólico


O gesto simbólico, porém extremamente importante, de presentear com uma escova de dente já faz parte da rotina do Pé de Moleque Maxxi Educacional há mais de 22 anos. Durante a semana de prevenção dentária da escola, os pais dos alunos são incentivados a doar um kit com uma escova e um creme dental. O material recolhido é doado para crianças de creches de Lagoa Santa, onde a unidade está localizada. Além de receberem os presentes, as crianças beneficiadas passam a tarde toda no Maxxi, onde são realizadas brincadeiras e atividades de conscientização junto com os outros estudantes, sobre a importância de manter uma boa higiene bucal.

“A campanha tem também uma importante função que é a de mostrar diferentes realidades sociais às nossas crianças e construir o sentimento de solidariedade”, comenta a diretora, Cristina Detomi. Segundo a coordenadora do Ensino Infantil, Renata Rabelo, a iniciativa cumpre esse objetivo. “ Vemos meninos de um ano com vontade de ajudar. Nessa idade é muito difícil ver isso, pois a criança ainda é muito individualista”, afirma.

Nesse ano foram doados 150 kits para a Creche Nossa Senhora de Belém, número que ultrapassa a meta de arrecadar um kit por aluno da educação infantil, que daria o total de 130. Na entrega das doações, trinta crianças, uma de cada turma da creche, foram levadas para o colégio representando a instituição. “Quando eu chegar em casa vou mostrar o presente. Vieram duas escovas, vou dar uma para alguém”, diz a aluna da creche, Samara Brandão, de apenas cinco anos.

Falta de higiene bucal pode causar até infarto

Ter uma escova de dente e saber cuidar da saúde oral é mais importante do que se imagina. Os problemas causados pela má higiene bucal são mais graves. O velho ditado de que a saúde começa é pela boca é mais do que certo. “Bactérias que se multiplicam na boca podem cair na corrente sanguínea e causar doenças graves, como pneumonia e infarto”, diz a dentista Samantha Moraes dos Reis.

As bactérias se reproduzem 250 vezes mais se a pessoa não escovar o dente por 24 horas, e sem causar nenhuma dor. No entanto, quando há alguma infecção, as células do organismo morrem, a doença se fortalece e depois de atingir o sangue pode se alojar em qualquer parte do corpo, inclusive no coração.

Isso sem falar das já conhecidas cáries. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde Bucal de 2010, ela ainda é o maior problema dentário dos brasileiros. 56% das crianças na idade de 12 anos, idade usada mundialmente para avaliar a saúde bucal, têm em média 2,1 dentes com cárie.

Prevenção deve começar cedo

Para evitar todos esses problemas é preciso começar a cuidar da saúde bucal desde cedo. Segundo a dentista Samantha Moraes, a primeira visita ao profissional deve acontecer no sexto mês de vida da criança. “Nessa consulta os pais são orientados sobre como cuidar da higiene oral do bebê. Nessa idade já é preciso fazer uma limpeza com gaze ou usar uma escova de silicone, pois os dentes começam a apontar.”, diz Samantha.

Por isso, no Pé de Moleque Maxxi Educacional o trabalho de saúde oral acontece com todos os alunos do Ensino Infantil, desde o Berçário. “Muitos pais nem sabem que os bebês também devem ir ao dentista. Quanto menor a criança, menos os pais se preocupam”, comenta a coordenadora do Ensino Infantil, Renata Rabelo.

Cientes desta importância, além da semana de prevenção dentária, as visitas da dentista na escola ocorrem quinzenalmente e é matéria obrigatória. “O resultado é surpreendente. Há casos de crianças que choram quando iniciam as aulas com a dentista. Depois elas perdem o medo e até gostam das atividades”, diz Renata.

O aluno Rubens Dias Bicalho, de apenas seis anos, conta que gosta e aprende muito com a dentista. “Agora eu sei que tenho que escovar a língua e a bochecha também. Tem uns bichichos da cárie que se escondem lá, não é só no dente”, explica o menino.

Nenhum comentário: