Páginas

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Palavra final




Foto: Priscila Xavier
Às vezes, explicações não fazem sentido algum. Essa mania de ser racional em tudo faz o ser humano criar maluquices em sua cabeça para justificar tudo o que acontece a sua volta.

Não é nenhuma viagem minha. Na revista Galileu de setembro, o psicológo Michael Shermer explica que as teorias da conspiração são um mecanismo da mente humana para justificar grandes acontecimentos. Um processo natural, porém  non sense ou que faz todo o sentido do mundo, depende do ponto de vista.


Eu desisti de entender e encontrar razões em tudo há tempos. Sou geminiana e por isso mesmo mais indecisa do que o normal. Encontrar uma razão que justifique uma escolha é complicado demais. Penso em mil variáveis e no fim concluo que o melhor é optar por aquilo que me faz sentir melhor. Deixo-me guiar pelo que sinto, esqueço os pontos negativos e positivos que tracei, é a intuição quem dá a palavra final.

O mais engraçado é que depois de um tempo encontro várias razões por ter feito aquela escolha. A minha tatuagem é um exemplo claro, apesar de simples, disso.

O desenho foi mostrado por minha prima Rachel e eu achei lindo. Era um pássaro cheio de cores e com traços bem diferentes do convencional. Guardei o desenho por anos, mas sem nenhuma explicação filosófica para ficar com aquele passarinho para sempre na minha pele. Fiz. Atribuir um significado parecia quase que obrigatório, todo mundo me perguntava sobre isso. Eu dizia a verdade, só achei bonito. Hoje, três anos e meio depois, descobri porque minha intuição me disse para fazê-la.

1 - São Francisco de Assis: não sei dizer se acredito no milagre dos santos após a vida, mas tenho certeza que esses iluminados são, no mínimo, um exemplo para a humanidade. Sou encantada especificamente com São Francisco e sua relação com a natureza, seu dom de falar com os animais, de interpretar o que o canto dos passarinhos significa.                                                                                          
2 - Augusto Cury disse uma vez: "Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia.''

3 - E uma frase anômina que tem feito todo sentido de um tempo para cá. Já pensei em viver sem moradia fixa por anos, porém com o amadurecimento que a vida trouxe, vi que podemos ir longe e voltar para o mesmo lugar, ter um lar, um porto para ancorar nossas emoções.

                                                        


 Há momentos que não consigo ver o porquê de tomar uma determinada decisão. No entanto, as minhas verdades aparecem ao longo do caminho que escolhi. E não há nada melhor do que descobrir de tempos em tempos que a minha intuição sabia realmente o que me faria sentido para mim



Um comentário:

VANICE RACHEL disse...

Realmente tudo que tem um significado se torna mais interessante! No meu caso, relacionei "Minhas Borboletas" com a Liberdade, Liberdade de Tudo... mas principalmente de escolhas!
A outra Tatuagem, já fala por sí só: FELICIDADE em Japonês!