Páginas

terça-feira, 24 de junho de 2014

Texto sobre processos de estamparia para o blog da W3 Uniformes

Há cerca de um ano e meio comecei um trabalho de produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais para a W3 Uniformes. A marca tem mais de 10 anos de mercado e é uma das mais reconhecidas do estado de Minas Gerais no setor. O blog foi feito para compartilhar novidades da área e dar dicas úteis para o público. Um dos que produzi fala sobre três processos de estamparia, confira:

Sublimação, silk e bordado: características dos principais processos de estamparia

Alguns uniformes pedem mais do que bom corte e tecidos de qualidade. É preciso que neles estejam presentes elementos próprios e às vezes únicos da organização que irá vesti-lo, como logomarcas, símbolos, mascotes. É aí que entram os processos de estamparia, para ajudar a deixar as peças alinhadas com a identidade visual das empresas ou ainda com algum objetivo específico de uma campanha, evento e outros.
Para estampar nas peças o que as organizações desejam comunicar aos seus públicos há alguns processos de estamparia, a W3 utiliza os principais e te conta como são:
Sublimação: a característica mais marcante é que as peças produzidas através deste processo são muito resistentes a lavagem, arranhões e temperaturas extremas como quente e frio. No entanto, a técnica só pode ser feita em tecidos de poliéster.
É utilizada uma impressora adaptada a uma tinta própria para o tecido, a sublimática, para imprimir o desenho. Para estampar a peça é usada uma máquina de estampar/prensa térmica. O processo é parecido com o transfer, utiliza calor e pressão, mas tem a vantagem de a estampa aderir ao tecido em vez de grudar apenas. Assim, o desenho não descasca como acontece comumente com peças que recebem aplicação de transfer.
Silk Screen,Serigrafia ou simplesmente Silk: é um processo de impressão a base de tinta, no qual é utilizado uma tela para cada cor desejada. Dessa forma, se a estampa tiver cinco cores, serão usadas cinco telas. Na W3 Uniformes, é utilizada a tinta a base d’água, material ecologicamente correto e que não deixa nada a desejar para as tintas tradicionais. A durabilidade da estampa nas roupas, sem desbotar, também é alta.
Bordado: ideal para peças que precisam de aplicações mais delicadas e elegantes. O processo dispensa explicações e o resultado é lindo.
Qual é a melhor forma de estampar minhas peças – com silk, sublimação ou bordado? Depende da sua necessidade, de qual tecido irá usar também. A W3 está a disposição para discutir com você qual a opção mais indicada. Entre em contato conosco!
Mais textos que fiz para o cliente em - http://w3uniformes.com.br/blog/

Nenhum comentário: